sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mini dicionário de vocabulário musical para guitarristas

Muita gente tem dificuldade de entender algumas palavras que os guitarristas usam no meio das bandas, em ensaios, leituras de partituras, estudos e por aí vai...

Separei algumas dessas palavras com o seu significado, vejamos então:

RIFF: É uma sequência de notas ou acordes que marcam a música.
EX: Enter Sandman e Black Night... A introdução dessas músicas e o riff principal delas...

LICK: São "frases" prontas que usamos nos solos, geralmente temos vários licks como "cartas na manga".

BEND: Faz-se uma nota e empurra a corda para cima gerando outra tonalidade (não especificamente um tom acima... vai do que pede na música).

TAPPING: O indicador da mão esquerda pressiona uma casa e fazendo revezamentos com os outros dedos da mão esquerda e da mão direita gera um som como se estivesse dando pequenos "tapas" nas cordas.

HARMÔNICO: É um arranjo onde palheta-se a corda e em seguida encosta de leve o polegar direito para causar um som tipo um "grito".

SLIDE: É quando o(s) dedo(s) desliza(m) de uma(s) nota(s) pra outra(s) na mesma corda indo para uma casa diferente arrastando o(s) dedo(s).

SLIDE INVERSO: É palhetada uma nota em uma casa e puxamos para outra nota na mesma corda e casa arrastando o dedo para trás ( pro lado da mão da guitarra sempre diminuindo o tom).

LIGADO É feito em uma das cordas tocando uma nota qualquer, depois você irá tirar duas ou mais notas alternando os dedos sem palhetar o instrumento.

PULL OFF: Segura-se a corda em dois pontos (corda ré na casa 5 e casa 7) e dá uma palhetada e retira o dedo da sétima casa deixando o som da corda da casa 5 ecoar.

ARPEJO: Palheta-se uma sequência de notas em uma única direção onde a digitação é parte fundamental para a execução do arpejo.

D.C. : ( Da Capo: do começo) a sigla D.C. é usada em partituras para voltar ao começo da mesma.

Esses são alguns... flw pessoal, bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário