terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Perfil: Quem sou... pra onde vou....

Ganhei meu primeiro violão aos 9 anos de idade.

Lembro-me como se fosse ontem... ver meu pai tocar no violão dele as valsas e os chorinhos de ¹Dilermando Reis era um momento de muita alegria tanto pra mim, quanto para ele.

Com certeza a genética musical que eu herdei foi de meu pai, pois ele sempre desejou que um dos quatro filhos aprendesse a tocar... eu e meu irmão mais novo realizamos esse desejo dele, porém, só eu continuo na atividade, buscando aprender a cada dia um pouquinho mais.

Quando comecei meus estudos não havia tantos recursos como hoje em dia (computador, internet, programas de gravação, celulares que tiram foto e filmam... ufa, ainda bem que os tempos mudam né, rsrs)

Na época eu possuia apenas o um pequeno violão Tonante e o Método Canhoto e foram com eles que comecei a me dedicar aos estudos.

MÉTODO CANHOTO DE VIOLÃO

Assim como o tempo, eu também fiz meus progressos.
Conquistei a minha primeira guitarra e é claro como todo garoto da minha idade eu parti pro estilo rock... isso durou alguns bons anos.

Depois de algum tempo vi que o rock era legal mas também queria conhecer outras tendências musicais.
Sempre estudando e buscando novos desafios fui conhecendo outros rítmos e infinitas evoluções que a música proporciona em cada um deles.

Hoje tenho me indentificando muito com o rítmo blues.

Há algumas semanas atrás conquistei minha primeira guitarra semi-acústica e posso dizer que estou encantado tanto com a história, como a dinâmica desse ritmo tão fascinante que atravessa muitas e muitas gerações.

Criei esse blog para compartilhar idéias e se possível contribuir um pouquinho para um mundo musicalmente melhor.

Muitos bend's a todos que passarem por aqui,

ClovisBarnea.

¹Dilermando Reis:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dilermando_Reis


Dicas: Set de Pedais X Pedaleiras

Não é de hoje que o músico procura sempre as melhores opções em instrumentos musicais para obter-se um melhor resultado no som que toca.
Sempre existe a dúvida de qual é o melhor equipamento, pois não dá pra comprar tudo e só decidir depois o que realmente é necessário para cada musico em particular.
Uma das dúvidas de maior procura de informação é quando se trata de set's de pedais analógicos X pedaleiras digitais... qual é o melhor?
Esse é o assunto que vou expor (alguns pontos) sem colocar a minha preferência, mas, apenas colocando prós e contras de cada produto e espero que ajude a tirar algumas dúvidas.


PEDAIS:
http://i42.photobucket.com/albums/e302/simon_ishtar/pedalboard2.jpg

Prós:
- Seu som é mais orgânico e consegue gerar uma qualidade melhor no que é proposto a cada pedal em particular.
- O tipo de alimentação é variável, podendo ser usado com fonte ou com uma bateria 9v.
- Em casos de defeitos é só separar o pedal com defeito e continuar usando os outros.

Contras:
- Alguns pedais são feitos de plástico e não possuem uma carcaça firme e ao mesmo tempo são leves e para alguém que usa diretamente no chão esses pedais podem "andar" em manobras mais bruscas atrapalhando na performance do guitarrista.

- A interligação de um pedal para o outro nem sempre é algo que segue uma ordem e na maioria das vezes fica sempre uma bagunça enorme de fios sobrando para todos os lados... o mesmo vale pra fontes... nem sempre o guitarrista possue uma única fonte para ligar todos os pedais o que gera mais embolação de fios ainda.

- Geralmente são muito caros... existem pedais que possuem o valor de uma pedaleira e só proporcionam apenas um único efeito.

PEDALEIRAS:


Prós:

- São mais compactas trazendo um quantidade maior de recursos a serem oferecidos ao guitarrista em um só produto.

- Praticidade na hora de carregar independente de se ter um case ou bag para transpotar.

- Geralmente usa-se apenas dois cabos e a fonte de alimentação onde podem ser visualisados de melhor maneira e não causando tanta embolação como acontece nos pedais.

- Sua alimentação de energia é basicamente de uma única fonte não causando tanto embaraços em outros fios e cabos que o guitarrista vier a usar.

Contras:

- O som é mais digital e foge um pouco da realidade que os pedais analógicos oferecem.

- Nem todas as pedaleiras oferecem o recurso de alimentação em batarias ou pilhas.
- O sistema digital e mais complexo e em casos de defeito o compromete o guitarrista em uma apresentação ao vivo pois, não perde só um efeito, mas todos, pois está tudo em um produto só.

Espero ter ajudado... muitos bend's pra vc's... flw.