segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Internet: Mão suja ñ toca minha guitarra !!!


Essa frase pode parecer engraçada, mas pros quase 9.000 participantes dessa comu no orkut (e eu sou um deles) a coisa é levada bem mais a sério.

Um cara batalha pra comprar uma guita, dá um duro danado e a hora que consegue vem sempre um "amigo" metido a saber tocar e inventa de querer se mostrar e na verdade a única coisa que ele faz é "sujar a guita".

É incrível como tem gente sem noção !!!

Por isso quando me pedem pra pegar em uma das minhas guitas eu já logo pergunto:

Tá com a mão limpa?

E você?

Então comenta aí... rs.

Tecnologia: Estudio na palma da mão.

Não tem como negar: a portabilidade é uma tendência cada vez mais presente na produção musical. Desde interfaces de áudio minúsculas, como a Mbox 2 Micro, da Digidesign (facilmente confundida com um pendrive), a pequeninos multiefeitos para guitarra, como o Pocket POD, da Line 6, a indústria da música parece encantada pelos extremos ‘bom desempenho’ e ‘pouco volume’ (leia também o post sobre pequenos gravadores multipistas). Um reflexo dessa nova filosofia é o desenvolvimento de computadores portáteis para criação musical, vide o Indamixx (acima), idealizado pela empresa americana Trinity Audio Group.

Este equipamento, que chega a custar em torno de US$ 1 mil nos EUA, pode ser considerado um verdadeiro estúdio de mão, permitindo gravar, editar e mixar áudio nos formatos wav, mp3, ogg vorbis, flac, aiff, com taxa de amostragem de 32 bits e 96 kHz. Baseado no console Samsung Ultra Q1, o Indamixx roda o sistema operacional Linux, tem tela de toque, processador Intel, 1GB de memória RAM (expansível até 2GB), 40GB de HD e saída para monitores VGA, além de duas portas USB e conexão ethernet. Apesar de ser um dispositivo dedicado, é possível acessar recursos de mobilidade via Wi-Fi, permitindo navegar na internet, transmitir áudio, bem como transferir arquivos via FTP (File Transfer Protocol).

Informação: Escola de Rock ??? Sim ela existe !!!


Se você assistiu ao filme School of Rock que conta a história bem humorada do roqueiro que virou professor de um grupo de alunos desacreditados musicalmente, e ficou se perguntando “por que não inventam uma faculdade de rock?”, aqui vai a resposta. A Unisinos, universidade situada no Rio Grande do Sul, possui um curso de FORMAÇÃO DE MUSICOS E PRODUTORES DE ROCK, que aborda temas importantes como a história do gênero, além de outros referentes à tecnologia musical, produção artística e comunicação.

Com duração de dois anos e meio, o curso de graduação está estruturado em quatro módulos. São eles: Construção de referências musicais, Identidade musical e elaboração de repertório, Produção musical e Preparação da carreira. A iniciativa, ao que me parece, é pioneira no país e bem interessante, fortalecendo o mercado de música no Brasil, formando profissionais aptos a gerenciarem suas carreiras de forma consciente e com metodologias bem definidas. Para saber mais, faça o dowload da grade curricular (PDF), ou página do curso. Informações sobre ensino a distância, entre em contato com a Unisinos andlet´s Rock.